A Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Gestão da Água/ Red Interdisciplinaria de Estudios sobre Gestión del Agua (RIEGA) foi criada em 25 de julho de 2019, durante o VI Congresso Latino-americano de História Econômica (Cladhe VI) realizado na cidade de Santiago do Chile.
Seu estabelecimento aconteceu a partir da necessidade de continuidade de interlocução em função dos trabalhos apresentadas no Seminário Temático “Aspectos históricos e econômicos dos múltiplos usos da água. Políticas públicas, conflitos e interesses (séculos XIX-XXI)”, organizado pelos professores Fabiano Quadros Rückert (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Brasil), Fábio Alexandre dos Santos (Universidade Federal de São Paulo-Brasil) e Guillermo Banzato (Universidad Nacional de La Plata-CONICET-Argentina).
O objetivo da RIEGA é ser uma rede científico-acadêmica capaz de promover a pesquisa, o ensino, a articulação e a extensão dos problemas relacionados à gestão da água em suas múltiplas facetas e realidades. As pesquisas e os trabalhos desta rede englobam estudos disciplinares, interdisciplinares, comparativos e de curto ou longo prazo.
Além disso, a RIEGA promove o intercâmbio de estudantes e professores de graduação e pós-graduação; a organização de mesas, simpósios e workshops em diferentes congressos e conferências; a publicação de dossiês e livros sobre o assunto.
À RIEGA também integram, como observadores, órgãos públicos de todos os níveis, a fim de aumentar as interações entre pesquisa e gestão pública.
A RIEGA é constituída por uma Coordenação compartilhada entre um membro do continente europeu e outro do continente americano, um Comitê Acadêmico e uma Secretaria (espera-se que a coordenação possa ser compartilhada com colegas de outros continentes). Todos os membros da coordenação são rotativos, com periodicidade de 3 anos no exercício do cargo. Nenhuma instituição pode ter representante em mais de um cargo. Todas as decisões são tomadas por acordo entre seus membros; no caso de discrepâncias, a decisão será tomada por maioria simples de seus membros.
Cabe a todo/as o/as membros da RIEGA enviar informações, publicações, notícias sobre encontros, congressos, debates, programas de pós-graduação ou qualquer outra informação pertinente a atividades acadêmicas sobre gestão da água a fim de alimentar esta rede e promover a troca de informações.
Todas as comunicações, trocas e apresentações da rede devem, obrigatoriamente, ser realizadas em espanhol e português simultaneamente.